Se você já foi a San Pedro de Atacama, provavelmente já fez os passeios clássicos como o Vale da Lua, Laguna Cejar e Gêiseres do Tatio. Estas são as atrações turísticas clássicas e mais populares, mas este magnífico lugar no coração do deserto mais seco da Terra esconde muito mais joias que um bom viajante deve conhecer (e desfrutar!). Distanciar-se das maiorias pode ser uma decisão sábia.
1. SALAR DE TARA
A maioria dos visitantes de San Pedro, quando pensam em uma planície de sal, têm em mente o Salar de Uyuni, que é impressionante, diga-se. Enfim, se você não tem muito tempo ou não quer investir tanto dinheiro, a apenas 130 quilômetros da cidade, perto da tríplice fronteira com Argentina e Bolívia você tem o Salar de Tara, um lugar a 4.300 metros de altitude com uma espetacular paisagem desértica onde certamente poderá contemplar fauna nativa como flamingos, vicunhas e lhamas. Um dos pontos mais fotografados da rota são os chamados Monjes de la Pecana, gigantescas colunas de rocha vulcânica erodidas caprichosamente pelo vento. Perto está o Salar de Aguas Calientes, com águas de diferentes cores que se misturam como uma paleta de pintor.
Mais informações, preços e disponibilidade para visitar o Salar de Tara: Clique aqui.
2. VALE DO ARCO-ÍRIS
Uma maravilha da geologia onde os estratos criam camadas de dezenas de tonalidades diferentes: ocre, vermelho, branco, amarelo, verde… A cerca de 90 quilômetros de San Pedro e a uma altitude de 3.500 metros, esse vale único no mundo, na bacia do Rio Grande, é como algo saído de um sonho não só pela variedade de cores, mas também pelas formas das rochas esculpidas pelos elementos ao longo de milhares de anos. Não é suficiente? Além da natureza, este passeio enfatiza a cultura ancestral e atual, pois oferece a possibilidade de visitar Yerbas Buenas, com os petroglifos mais marcantes da região e também a cidade de Rio Grande, famosa pela qualidade de seu artesanato.
Mais informações, preços e disponibilidade para visitar o Vale do Arco-Íris: Clique aqui.
[banner name=”san-pedro-general”]
3. PEDRAS VERMELHAS
Este passeio até 130 quilômetros ao sul de San Pedro (mas com várias paradas no meio) oferece uma mistura atraente de lugares interessantes que culmina em Piedras Rojas, um lugar onde sua câmera acabará fumando por uso excessivo. Para começar, é feita uma visita à aldeia indígena de Socaire, caracterizada por seus terraços de cultivo antes da chegada hispânica, e por ser um lugar rico em artesanato e gastronomia autenticamente local. Em seguida, os carros seguem para as lagoas Miscanti e Miñiques, com cores intensas e a presença de uma grande variedade de aves, com um passeio que margeia essas lagoas. Como ponto culminante, você chega a Piedras Rojas, uma extensão de pedras vulcânicas avermelhadas que irão surpreendê-lo com sua forma e o excepcional ambiente natural onde estão localizados.
Mais informações, preços e disponibilidade para visitar Piedras Rojas: Clique aqui.
4. EXCURSÕES SOBRE RODAS
Às vezes, além do que é visitado, a forma como é visitado tem um peso muito importante. Se você cansa de ser pego de ônibus e prefere ter uma participação mais ativa no percurso, sugerimos que você dirija sua própria moto em um grupo que viverá uma aventura maravilhosa, passando por Toconao e pela Reserva Nacional Los Flamencos, no coração do Salar de Atacama. Se você gosta de ir sobre duas rodas, garantimos que esta experiência irá colocá-lo no pódio dos lugares mais bonitos que você já dirigiu.
Mais informações, preços e disponibilidade para visitar o Atacama de moto: Clique aqui.
Se você não tem experiência ou não gosta de motocicletas, nós o desafiamos a viajar pelo deserto sobre quatro rodas, mas de uma forma mil vezes mais divertida do que em um carro: em um quadriciclo. O itinerário guiado passa pelo norte do Salar de Atacama e depois desvia em direção aos Ojos del Salar, Laguna Tebinquinche e Laguna Cejar. Isso mesmo, é visitar lugares clássicos imperdíveis, mas aproveitar muito mais os passeios. Não tenha medo de nunca ter pilotado um quadriciclo antes, é muito simples!
Mais informações, preços e disponibilidade para visitar Atacama de quadriciclo: Clique aqui.
5. TRILHAS NO VULCÃO
Láscar, Sairecabur, Toco, Licancabur… Esses nomes podem ser familiares para você. Eles são alguns dos vulcões mais famosos perto de San Pedro. Em sua visita, é mais do que provável que em um passeio você tenha a oportunidade de admirá-los de longe. Mas se você é daqueles que não está satisfeito em tirar uma foto e está disposto a coroar o cume desses gigantes, temos uma boa notícia para você. Há percursos de trekking em todos eles, com diferentes dificuldades. Em nosso artigo “Conquiste vulcões. As melhores trilhas em Atacama” Você pode se aprofundar em todas essas opções.
Mais informações, preços e disponibilidade para subidas a vulcões perto de San Pedro: Clique aqui.
Se você achou este artigo interessante, dê-nos um “Like” em nossa Fan Page no Facebook ou torne-se um seguidor no Twitter para ser o primeiro a ver artigos semelhantes sobre turismo e atividades ao ar livre!
[social_list_post]
[banner name=”salar-de-uyuni”]
Você conhece outras boas alternativas no Atacama? Comente este artigo abaixo!
Ficou interessado neste artigo? Recompense-nos com 5 estrelas!