Trekking Base Torres: tudo o que você precisa saber

[Informações atualizadas para a temporada 2025-2026] A imagem mais icônica do Parque Nacional Torres del Paine, Base Torres é um lugar de sonho localizado na Patagônia chilena. Enquanto os viajantes atravessam belas florestas antigas, rios e cachoeiras para chegar, seus três gigantes de granito esperam estoicamente sobre uma lagoa cor de esmeralda. Porque esta é uma das caminhadas que você deve fazer pelo menos uma vez na vida, aqui estão todas as informações que você precisa para fazer a trilha Base de Torres.


técnica

Duração 8 horas ida e volta
Distância 20 km ida e volta
Dificuldade Meia
Dificuldade física Médio Alto
Trilhas Marcado
Altura máxima 850 metros acima do nível do mar
Declive 680 metros acima do nível do mar

Como caminhar até a Base Torres?

Viajantes caminhando pela neve em direção à Base Torres

A primeira coisa é chegar a uma das duas cidades que se conectam diretamente com o Parque Nacional Torres del Paine, estamos falando de Puerto Natales e Punta Arenas. De Santiago há voos regulares para ambas as cidades com preços a partir de CLP$ 150.000 ida e volta. Punta Arenas fica a 320 km do NP, cerca de 4 horas de carro, enquanto Puerto Natales fica a 129 km do NP, um pouco menos de duas horas de carro.

A maneira mais fácil de caminhar até a Base Torres se você não tiver seu próprio veículo é contratar um passeio. Na Denomades temos nosso trekking e excursão à Base Torres saindo de Puerto Natales, que inclui traslado do hotel, transporte compartilhado e guia bilíngue.

Lagoa refletindo montanhas ao fundo
A Laguna Amarga marca a entrada norte do Parque Nacional Torres del Paine, e daqui você tem a primeira visão dos três gigantes de granito.

Se você quiser caminhar até a Base Torres por conta própria e tiver seu próprio veículo, recomendamos que você entre no Parque Nacional pela entrada da Laguna Amarga. A partir daqui são 7 quilômetros até encontrar os estacionamentos e o início da trilha.

Se você quiser fazer a caminhada por conta própria, mas não tiver seu próprio veículo, poderá pegar um dos ônibus regulares do Terminal Rodoviário de Puerto Natales. Durante a temporada 2025-2026, haverá duas saídas diárias: às 7:00 e às 12:00. Esses ônibus têm um valor de CLP$ 14.000 e saem de você na Laguna Amarga por volta das 9:00 se você pegar o primeiro pela manhã. A partir daqui, você pode caminhar os 7 km até o início da trilha ou pagar por um traslado privado (US$ 5.000 por pessoa). Os ônibus regulares retornam a Puerto Natales da Laguna Amarga entre 20:00 e 20:30 e têm o mesmo preço.

Lembre-se de que você deve entrar antes das 9h30 na Porta Laguna Amarga, pois após esse horário você não poderá subir.

É necessário dormir no Parque Nacional Torres del Paine?

Abrigo de madeira no meio da floresta em Torres del Paine
Refúgio El Chileno, a meio caminho entre a Base Torres e o início da trilha.

Não. Não é necessário pernoitar no interior do Parque pois a caminhada decorre durante o dia. Agora, se você quiser fazer o trekking com mais calma e ter mais tempo no mirante Base Torres, o Refúgio El Chileno tem lugares para acampar ou dormir em quartos compartilhados. Muitas pessoas passam a noite aqui e no dia seguinte chegam à Base de Torres durante a madrugada. Esteja ciente de que é obrigatório ter uma reserva prévia antes de pernoitar em qualquer um dos refúgios ou acampamentos dentro do Parque Nacional.

Se o seu objetivo é passar a noite dentro do Parque Nacional Torres del Paine, então a melhor coisa que você pode fazer é fazer um dos circuitos de trekking de vários dias. Assim, você tem a possibilidade não apenas de visitar a Base Torres, mas também o Vale do Francês, o Mirador Británico e o incrível Glaciar Grey. O Circuito W é concluído em 5 dias, enquanto o Circuito O (Paine Grande) é concluído em 8 dias.

Posso chegar à Base Torres a cavalo?

Vale com árvores e rio e trilha para Base Torres
O Vale do Ascencio. A maior parte do trekking até a Base Torres acontece aqui, atravessando antigas florestas de lengas, rios e cachoeiras. Em várias ocasiões, as trilhas são compartilhadas com cavalos.

Tecnicamente não, pois a última parte da trilha deve ser feita a pé. Dito isso, é possível chegar ao Refúgio El Chileno a cavalo, e de lá até a Base Torres você pode caminhar após 1 hora. Isso reduz significativamente as demandas físicas da viagem.

Você pode escalar a Base Torres sem um guia?

Dois viajantes andando na morena chegando à Base de Torres
Depois de cruzar o Vale do Ascencio, a caminhada continua mais uma hora descendo a morena até chegar à Base Torres.

Na maior parte do ano, sim. Embora durante os meses de inverno, a CONAF exija que os visitantes façam a caminhada com um guia

Qual é a melhor época para caminhar pela Base Torres?

Estrada de terra na direção das montanhas

Embora o trekking para Base Torres possa ser feito durante todo o ano, as condições climáticas costumam ser mais estáveis durante os meses de verão (dezembro a março). Isso significa que há uma chance maior de ter dias claros e observar Base Torres em todo o seu esplendor. No entanto, esses meses também são os mais movimentados e, se seu plano é encontrar menos pessoas enquanto o tempo está bom, recomendamos que você faça a caminhada durante abril, outubro e novembro. Para lhe dar uma ideia de como é o Parque Nacional nessas datas, convidamos você a rever essas imagens de Torres del Paine no outono.

Você deve ter em mente que o clima na Patagônia é imprevisível e a qualquer momento pode começar a chover por horas e até dias. Dito isso, no WindGuru você pode conferir a porcentagem de nebulosidade alta, média e baixa por dia. A visibilidade da Base Torres é determinada pela baixa nebulosidade. Se houver apenas alta cobertura de nuvens e o dia estiver nublado, as torres podem ser observadas sem problemas.

Viajante observando paisagem montanhosa e nevada na Base Torres
O famoso miradouro da Base Torres no inverno. Fotografia de @_victor_auvelez_

Fazer trekking até a Base Torres durante o inverno é uma das formas mais extremas de fazer o circuito, mas também uma das mais bonitas. O Parque Nacional se veste de branco como em nenhuma outra época do ano e a lagoa de Base Torres está congelada. Uma paisagem que poucos apreciaram ao vivo. Se você estiver interessado nesta temporada, pode ler nossos 7 motivos para visitar Torres del Paine no inverno.

Tenho que pagar uma taxa de entrada para entrar?

Pessoas fazendo fila para entrar no Parque Nacional Torres del Paine

Sim. Existem tarifas diferentes dependendo da época do ano, da sua nacionalidade e do número de dias que você deseja visitar o Parque Nacional Torres del Paine.

Temporada 2025-2026: Para estadias superiores a 3 dias.

anos

de idade ou mais

Recibo Chileno Chileno com deficiência Estrangeiro
Criança menor de 12 anos Livre Livre Livre
Adolescentes de 12 a 17 7.800 CLP Livre 49 dólares americanos
Adultos com 18 anos 13.500 CLP 6.500 CLP 49 dólares americanos
Adulto com mais de 60 anos de idade Livre Livre 49 dólares americanos

Os ingressos para o Parque Nacional Torres del Paine devem ser adquiridos aqui, o mais tardar no dia anterior à entrada.

O que devo levar para a trilha Base Torres?

Viajante que anda em uma trilha na floresta

Embora seja aconselhável levar bastões de trekking para ajudá-lo na caminhada, eles não são essenciais para completá-la. Durante a viagem você encontrará várias cachoeiras e riachos dos quais poderá obter água fresca, por isso também não é necessário trazer garrafas cheias. Além disso, recomendamos que você use óculos escuros, protetor solar, chapéu e luvas para o frio. Também camisetas de manga curta e manga comprida, roupas quentes do tipo lã, jaqueta e calça impermeáveis, bem como sapatos de montanha impermeáveis.

Pessoa sentada na rocha observando lagoa e paisagem montanhosa na Base Torres


Quer saber mais sobre o Parque Nacional Torres del Paine? Na Denomades.com temos todas as informações de que você precisa:


Se você gostou deste artigo e das imagens que encontrou, nos dê 5 estrelas!


Se você gosta de viajar, descobrir novos lugares e pessoas, vai se interessar pelas nossas redes sociais. Junte-se à nossa comunidade de viagens e aproveite para compartilhar com outros viajantes.